Esquema

Concurso da PM tem denúncias de fraude e presos no Rio

Entre os presos está um ex-cabo da Polícia Militar

  • Concurso da PM tem denúncias de fraude e presos no Rio
  • Concurso da PM tem denúncias de fraude e presos no Rio
  • Concurso da PM tem denúncias de fraude e presos no Rio
  • Concurso da PM tem denúncias de fraude e presos no Rio
 

Relatos de fraudes e presos marcaram a aplicação das provas da primeira fase do concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, neste domingo (27).

Circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais imagens feitas por câmeras de celulares das salas onde foram aplicadas as provas. 

Em prints de conversas, candidatos relatam que “não tinha saquinho pra lacrar” o celular e nem detector de metais, além de conversas entre os concorrentes.

Questionada, a Polícia Militar disse que cumpriu 19 mandados de prisão em desfavor de candidatos. E que isso foi possível através de um amplo trabalho de inteligência, cruzamento de dados e consultas aos bancos de informações judiciais.

A operação foi realizada pela Subsecretaria de Inteligência e pela Diretoria de Recrutamento e Seleção da PM
A operação foi realizada pela Subsecretaria de Inteligência e pela Diretoria de Recrutamento e Seleção da PM |  Foto: Reprodução
 

Após identificar e compilar as pendências de diversos candidatos com a Justiça, a PM pontuou os locais de prova de cada candidato com pendências judiciais e direcionou equipes específicas para as conduções às delegacias.

Ao todo foram cumpridos mandados de prisão em aberto por diversos crimes como fraude, deserção das forças armadas, receptação e roubo.

Além destes, os agentes do serviço de inteligência da Corporação efetuaram a prisão em flagrante de um ex-cabo da Polícia Militar expulso da Corporação, após se envolver em uma tentativa de homicídio contra um vigilante de um centro comercial da Zona Norte do Rio de Janeiro, no ano de 2016.

O ex-militar recebeu voz de prisão na manhã deste domingo (27), por tentativa de fraude ao certame, quando tentava prestar o concurso para soldado com dados de outro candidato.

"A iniciativa reflete os esforços do comando da corporação em impedir o ingresso de indivíduos envolvidos com práticas criminosas nas fileiras da instituição, realizando um trabalho minucioso de prevenção e sem nenhum efeito colateral já na primeira etapa do importante processo de seleção", informou a Polícia Militar, em nota.

O concurso para ingressar no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar 2023 teve 119.541 candidatos inscritos, sendo 88.420 homens e 31.121 mulheres. São 2 mil vagas.

Os exames foram aplicados em mais de 120 locais da Região Metropolitana do Rio. Os candidatos tiveram que responder a 50 questões das seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa (10 questões);

Matemática Básica (10);

Noções de Direitos Humanos (10);

Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (10);

Noções de Direito Penal e Processo Penal (10).

< capa 280723 Manhã chuvosa é marcada por trânsito lento nos acessos ao Rio <